15/11/2008

~ A vida e obra de Olena Zeybar ~

Olena Zeybar é uma empresária Latino-Americana de sucesso.
É directora da ION - Integrated Seismic Solutions. Supõe-se que tenha nascido algures na década de 70 e actualmente encontra-se a viver em Houston, Texas
Esteve recentemente na China, em Shandong, para assistir à I Exposição Internacional de Petróleo e Produtos Relacionados, onde, tal como ela, vieram representantes de mais de 44 países, cerca de 250 estrangeiros, todos com a finalidade de assistir a este evento de grande magnitude.

Quando os 250 representantes de indústrias petrolíferas e produtos relacionados chegaram à Província de Shandong, o Presidente da Câmara veio recebê-los e certificar-se de que nada de mal poderia ocorrer com tais ilustres convidados. Todos os representantes dos cerca de 44 países ficaram alojados em hotéis de 4 e 5 estrelas.
A polícia municipal foi mobilizada para ficar alerta.
Nunca Shandong tinha recebido tanto reboliço como agora em Novembro.

Olena Zeybar, uma mulher empresária entre tantas outras, apesar de discreta, não conseguiu fugir ao olhar mirone de um mais astuto fotógrafo, tendo-lhe sido captada uma única fotografia aquando da sua participação na Exposição.

Actualmente já se encontra de volta à sua cidade natal.



....Pois é.........welcome to China!:D :D
China pura e dura!;) Só mesmo aqui para contratarem 250 estrangeiros para "assistir" a uma exposição de cerca de 2 horas.

No total, entre viagens e alojamento, Olena passou 2 dias em Shandong, foi bem alimentada, dormiu num hotel de luxo e no final ainda lhe pagaram pela sua "participação".

Quem lhe pagou...não sabe? Foi uma empresa chinesa, que se deu ao trabalho de gastar algo como mais de 40.000 euros num evento "fantasma" cuja única finalidade seria a de mostrar que há muitas pessoas interessadas em estabelecer relações comercias com as empresas petrolíferas de shandong, e também para "mostrar" a importância do evento.

À boa maneira chinesa, só há negócios de sucesso se tiverem muitas pessoas - estrangeiros ainda melhor - pois assim "dá-se a cara" e revela-se para toda a gente como eles têm sucesso e importância...

:))) Humm.....se os próprios chineses se enganam a eles próprios....errr.......pois....;))
Agora resta saber quando e se Olena irá uma vez mais aparecer na China.








(Ao que parece, agora é uma tal de Michelle que é capaz de ir até Guilin, mas não se sabe pormenores...)

14/10/2008

Fresquinho, fresquinho... ~ PingYao ~!





A todos os meus leitores assíduos, que já se estavam a queixar de alguma inactividade da minha parte eis que vem o relato da Golden Week em PingYao!
Pois bem, realmente não foi um comboio K, mas julgo que a experiência não ficou aquém das expectativas.

Vejam, aqui vão-se vendendo bilhetes de comboio como se não houvesse um amanhã, bem regateadinho há-de haver um bilhete em pé algures para ser comprado. Que o digam as pessoas que fazem uma viagem de 3 dias estilo Shanghai-Mongólia...sem palavras.
Adiante, a nossa viagem até que foi bem passada, apenas 12/13 horas numa carruagem do tempo da II Guerra Mundial atolada até ao tutano de chineses e 3 estrangeiros. Viva o contacto humano, a higiene e a privacidade, uiiipii!!:D





Pois bem, a chegada à dita "cidade" deixou muito a desejar, um tempo cinzento, encoberto e depois de 1 dia sem dormir, digamos que ver mais uma cidade tipicamente chinesa com o lixo e dejectos acumulados pelo chão, prédios partidos e pó por todo o lado fez com que a estrangeira aqui torcesse um pouco o nariz mas....toca lá a subir para uma das motoretas às quais é permitida a circulação dentro da zona muralhada para onde nós íamos ficar.




Na primeira noite ficámos no Harmony family house, ou algo do género? Bem, digamos que de harmonioso o quarto onde ficámos tinha muito a desejar...uma janela permanentemente aberta que dava para a rua não ajudou em muito a repor o sono perdido, mas...:).


Após o choque inicial da saída do comboio, a parte antiga da cidade onde ficamos isso sim valeu bem a pena.


Aqui mantem-se a tradição dos pátios com as casas ao redor, ou seja, antigamente havia uma entrada única para um pátio interior e daí as pessoas iam cada uma para as suas casas.
Toda a experiência dentro da cidade muralhada foi uma espécie de recuo no tempo, aqui mantem-se a tradição, as comidas de rua, os cheiros e os sabores tipicamente chineses. Do ponto de vista visual é uma imagem gratificante, estamos debaixo das Lanternas Vermelhas!!!:)



As massas frescas (feitas na altura) são um dos pratos típicos, bem como uma carne seca, humm....de sabor intenso!;) (A higiene aqui também continua a predominar...:))))

Zai Djian!



26/09/2008

Algumas curiosidades - Parte I





Curiosidade 1

Eu quero ir para o 7º andar e meio por favor...

Quem disse que os elevadores deviam parar em todos os andares?

Enquanto que na Europa e na maior parte dos países ocidentais há uma espécie de standardização do painel com os números dos andares, aqui na China as empresas de ascensores têm uma maior margem de manobra pois cada painel é feito consoante a "vontade do freguês".

Por exemplo, na escola onde estou a ter aulas de chinês os botões que existem são:

1 - 4 - 6 -8 -10 até ao 16.

Eu como tenho aulas no 7º andar ou apanho o elevador até ao 8º e desco ou até ao 7º e subo.
No mínimo é uma maneira eficiente de poupar tempo!


Curiosidade 2

Para comprar roupa interior, como um soutien por exemplo, salvo raras exepções todas as modelos que se vêem a anunciar são....ocidentais!
Todo e qualquer anúncio que mostre mais um pouco do corpo humano ou que estejam de alguma maneira relacionados com algo sexual deparamo-nos com unica e exclusivamente modelos - homens e mulheres - ocidentais!

Aqui na China existe a noção de que os estrangeiros são de alguma maneira mais... permissivos...liberais...hum.....libertinos.....hummm....estão a ver, não estão?


~~Toca a descascar a libertina da mulher ocidental!:D~~





Depois de ter comprovado esta questão, não consegui deixar de perguntar a um amigo chinês o motivo de tal escolha.
Resposta muito pronta e tipicamente chinesa:
"Ah, sabes, é que as modelos europeias têm um corpo mais bonito"





Errr........pois pois! Me engana que eu gosto!;)

Curiosidade 3
Golden Week - Dia 1 de Outubro é o Dia Nacional da China.
Como tal, o Governo Chinês concede 1 semana de férias, em que literalmente TUDO pára na China.

Como chinesa, tratei de ir laurear a pevide para uma qualquer terra ainda não vista aqui na China.

Uma qualquer porquê? Porque nestas alturas, arranjar bilhete de comboio é uma aventura quase insana. Que o digam as Melgas (nºs 1,2 e 4) que cá estiveram...

Desta vez fiquei apenas 1,5 horas na fila da estação de comboios e conseguimos bilhetes para:

PingYao!

O que há em Pingyao perguntam vocês?

Hum.........errr.................pois........:S

Todo o processo de viajar de comboio é uma espécie de aventura draconiana, ora vejam:
  • A compra em si

Pode-se tentar comprar bilhete numa das inúmeras agências que existem, mas o mais provável é ficar horas à espera e chegar lá e dizerem que não há. Ou então, 10 dias antes da data de partida, ir para uma dessas agências manhosas e tentar a sorte apartir das 19.30 - ou seja, penar ao frio e ao vento sem qualquer certeza de arranjar um mísero bilhete. (Horários e qualquer informação de datas de partida também é para esquecer...)

Antes de se chegar ao guichet há que tratar de fazer os exercícios de aquecimento.

Aqui, não há tempo a perder pois as filas são montruosoas e o desespero de muitos para conseguir um bilhete é enorme, pelo que, há que treinar bem o que se pedir ou o que dizer, pois se temos o azar de pedir algo que o funcionário não entenda ou se fazemos mais perguntas dos que as necessárias, eles deixam de falar connosco e somos logo empurrados para o lado...

Portanto: respirar fundo, inspira - expira...."PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados...

" PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados... PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados...


  • A viagem

Há vários tipos de comboios, desde os mais recentes e mais rápidos, que fazem os percursos para algumas das principais regiões da China, como há também os comboios mais velhos que passam por todas as capelinhas.

As definições dos comboios vê-se normalmente pelo tipo de letra:

Os melhores...

Z - T - D

Os piorzinhos....

K - L - e todos aqueles que nem sequer têm letra mas só um número....estilo 1103...

Como nós tivemos SORTE vamos num belo de um L : -0 (ohhh goodddd......!!)

Vai ser uma viagem de cerca de 12 horas, com partida às 17.30 de segunda-feira e chegada às 05.30??06.30do dia seguinte (outra incógnita, mas por volta dessa hora - aqui a informação não abunda...)

Havia bilhetes para um comboio mais rápido, que demorava cerca de 7 horas, mas como nós nos armámos em finos e não quisemos ir 7 horas EM PÉ, preferimos ir sentados num assento DURO durante mais 5 horas.

Aqui pode-se escolher o bilhete desde:

-EM PÉ

-ASSENTO DURO

-ASSENTO MACIO

-CAMA DURA - compartimentos abertos com 2 beliches de 3 camas (alguns comboios)

-CAMA MACIA - compartimentos fechados com 2 beliches de 2 camas (alguns comboios)

- CONFORTO - compartimentos fechados apenas com 2 camas, wc - um verdadeiro luxo (poucos comboios)

  • No comboio

Em viagens de longa distância - como as que vamos fazer :@ - em que há lugares de pé, em alturas de feriados é uma verdadeira loucura ver os comboios apinhados de gente que correm para conseguir um lugar em pé melhorzinho. O que isto significa? Que há pessoas que até ficam debaixo dos assentos das outras pessoas para conseguirem descansar, as casas de banho são ocupadas e conseguirmos um espaço até para respirar pode-se tornar uma tarefa difícil.

Imaginem isto agora com a particularidade de que cerca de 90% do homem chinês fuma...

As refeições também são algo peculiar, toca a colocar cascas de frutos, pevides, no chão, beatas no chão, ossos no chão...enfim....é mesmo comer e deitar fora;)

Deixem-me voltar agora um pouco atrás...as casas de banho em alturas caóticas ficam ocupadas....humm......portanto..."Há estudos feitos que revelam que nos feriados a compra de fraldas tem um aumento significativo"...:-!









  • O regresso

Aqui não se compram bilhetes de ida e volta. Temos de ir até ao nosso destino e aí, quando chegarmos vamos LOGO tentar comprar os bilhetes de regresso. Vai ser a aventura parte II. Se assim não fosse, talvez não tivesse tanta piada...ou talvez não!;)


(Que ocidental é esta que é muito fina!!;)))









19/09/2008

As melhoras!

Pois é, após um breve período de ausência, eis que a PideAmarela volta ao ataque!

(Lá diz o ditado: vaso ruim não quebra...:))



Digamos que o estrangeiro que tenha o desafortúnio de ficar doente aqui na China vê-se grego....err.....chinês:S para tentar explicar quais são as suas maleitas.



Por exemplo, em todos os hospitais chineses é sempre feito um sem número de perguntas para se tentar saber o que se tem. Agora, quando as perguntas são feitas em chinês, das duas uma: ou se vai com um amigo chinês ao hospital ou mais vale ficar em casa.

E aqui normalmente rodeia-se a coisa até se dizer o que a pessoa realmente tem. A justificação é que é uma salvaguarda para os médicos pois muitas vezes podem não ter a certeza do que seja e evitam dizer para não cometerem nenhum erro, mas para todo o estrangeiro que quer logo saber o que tem, isto torna-se de certa maneira frustrante!

O sistema de saúde tem no entanto, algumas vantagens, como é o facto de se fazer os exames que sejam necessários e de se ter o resultado na altura.

Ganha-se num lado, mas também se perde em outros pois, todos os exames têm de ser pagos logo na altura e a medicação só é dada se o doente disser que tem dinheiro para pagar. Imaginem isto com quase 40º de febre e ter de responder a perguntas como: - Tens seguro? Quem vai pagar os medicamentos? Isto é muito caro não deves ter dinheiro para pagar!

Aiiiisss!! Sim, eu posso pagar dêem-me é os medicamentos!!:)



O facto de ser estrangeira num hospital chinês também tem o seu Q de curioso pois toda a gente quer saber o que tens, que exames estás a fazer, de onde és, quanto ganhas, o que estás a fazer na China...:)

Uma outra vantagem é que também temos um tratamento diferenciado, pois em vez de ir para uma sala normal com mais doentes, tive direito a uma sala privada só para mim (estrangeira!!:)) .

14/09/2008

中秋节快乐!



Reza a lenda que há muito, muito tempo atrás havia 10 sóis na terra.

Os 10 sóis, como devem calcular, só faziam estragos na terra, ou seja, queimavam todas as plantas, os lagos e rios secavam, as pessoas estavam a morrer, enfim, uma verdadeira catástrofe até que 后羿 Hou Yi, um hábil arqueiro conseguiu com as suas flechas matar 9 dos 10 sóis.




Toda a gente ficou contente, inclusivé a Rainha do Céu que, para recompensar Hou Yi da sua façanha deu-lhe um elixir da imortalidade. No entanto, como Hou Yi gostava muito da sua mulher Chang'e ele decidiu ficar por mais algum tempo na terra e pediu a Chang'e que lhe guardasse o elixir.
(Tenho de advertir de que como qualquer boa lenda chinesa, há um sem número de variantes para a história!:) )
Hou Yi tornou-se numa espécie de governador, mentor da sua terra. Numa das suas caminhadas com os seus alunos, um deles Feng Meng, disse que estava indisposto e não quis ir na viagem espiritual (mentiroso, aiai!!). Qual seria o plano dele??....
Pois é!

O sacana quis roubar o elixir e tornar-se imortal, tendo-se dirigido para casa do arqueiro e começou numa luta com Chang'e para se apoderar do frasco, Chang'e ao aperceber-se do perigo não teve outra alternativa que não a de beber ela mesma o elixir.

Em resultado disso, tornou-se imortal e começou a voar cada vez mais alto até chegar....à Lua!



O coelho de Jade

Uma vez 3 imortais que viviam no céu vieram à terra e pediram a um macaco, a uma raposa e a um coelho que lhes arranjassem qualquer coisa para comer.

O macaco e a raposa encontraram comida para os imortais, mas o coelho não.

Como o coelho ficou cheio de vergonha por não ter nada para lhes dar, sacrificou-se a ele mesmo e saltou para o lume para que o comessem.
Os imortais sensibilizados com o sacrifício do coelho baptizaram-no de: Coelho de Jade e deixaram-no viver no palácio de Chang'e, na Lua.

Pois bem, estas duas histórias têm um propósito uma vez que hoje, de acordo com o calendário chinês é o dia da Festa Lunar.

Hoje à noite as famílias reúnem-se e come-se o tradicional "bolo da lua" (errrr..........pois!). Desde início da semana troca-se entre familiares e amigos estes bolos que podem ter vários recheios, desde chá verde, frutos secos, ovo, carne assada??, feijão, etc,etc....mais uma vez aqui a oferta é muita e variada.

Uma curiosidade: ao que parece o bolo não só não é muito apreciado pelos estrangeiros (sabor deveras maçudo e imperceptível) como também pelos próprios chineses!!! eheheheh!

É engraçado ver as caras das pessoas quando lhes entregam os bolos (inclusivé a minha), para a estrangeirada torna-se uma espécie de jogada estratégica conseguir evitar um sem-número de pessoas de forma a que não sejamos contemplados com (muitos) bolos. É sempre daquelas situações em que: Errr.....pois, muito obrigada fico muito contente! (E agora, o que faço com isto?!)





~~~Este dia tem no entanto, algo de romântico, pois hoje à noite vai estar toda a gente a olhar para a lua enquanto come o bolo lunar. ~~~


Uma Festa da Lua feliz para todos!



10/09/2008

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?














Esta é uma daquelas questões que tem dividido a humanidade desde sempre...muitos dizem que foi o ovo, pois sem ovo não poderia haver uma galinha e, por outro lado, sem uma galinha (e um galo à mistura) também não poderia haver nenhum ovo.
A resposta certa eu sinceramente não sei qual será, mas até ponho o meu dinheiro no galo...;)

No entanto, o tema de hoje tem a razão de ser por um motivo muito simples.
Aqui na China, isso pura e simplesmente é um pormenor pouco relevante.
A questão que se coloca é: "Espelho meu, espelho meu, haverá um ovo mais bonito do que..."

O Ovo dos Mil Anos!













Pois bem esta é uma iguaria para muitos chineses, e um prato que existe em quase todos os restaurantes (!!!).

Tradicionalmente o ovo era metido dentro de terra barrosa, com farda e estrume à mistura, e por alí ficava durante algumas semanas, meses, consoante a especificidade de ovo que se queria alcançar.

Eu tenho de confessar que ainda nao me habilitei a experimentar tal delícia, e o facto de os próprios chineses dizerem que nao se pode comer mais do que um por semana, também não ajuda à experiência...:!

Quem pensa que aqui uma simples ida ao supermercado para comprar um bem dito essencial para a maioria dos portugueses como é o ovo, seria relativamente fácil, desengane-se pois aqui a oferta não só é muita como variada.

Eles há-los de todas as cores e feitos, de todas as formas e sabores e para quase todas as ocasiões.
Normalmente as tonalidades vão desde o branco quase transparente, passando pelo amarelo,
verde, laranja, castanho até ao preto.
Podem estar inteiros, como sem casca, preservados, ou dentro de alguns "molhos" especiais.
Mas a minha parte preferida ainda consegue ser o facto de que aqui, não se compra os ovos à unidade mas sim ao quilo: "Olhe, eu queria 200 gramas de ovos, se faz favor"...