



- A compra em si
Pode-se tentar comprar bilhete numa das inúmeras agências que existem, mas o mais provável é ficar horas à espera e chegar lá e dizerem que não há. Ou então, 10 dias antes da data de partida, ir para uma dessas agências manhosas e tentar a sorte apartir das 19.30 - ou seja, penar ao frio e ao vento sem qualquer certeza de arranjar um mísero bilhete. (Horários e qualquer informação de datas de partida também é para esquecer...)
Antes de se chegar ao guichet há que tratar de fazer os exercícios de aquecimento.
Aqui, não há tempo a perder pois as filas são montruosoas e o desespero de muitos para conseguir um bilhete é enorme, pelo que, há que treinar bem o que se pedir ou o que dizer, pois se temos o azar de pedir algo que o funcionário não entenda ou se fazemos mais perguntas dos que as necessárias, eles deixam de falar connosco e somos logo empurrados para o lado...
Portanto: respirar fundo, inspira - expira...."PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados...
" PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados... PingYao, 4 pessoas, dia 29, lugares sentados...
- A viagem
Há vários tipos de comboios, desde os mais recentes e mais rápidos, que fazem os percursos para algumas das principais regiões da China, como há também os comboios mais velhos que passam por todas as capelinhas.
As definições dos comboios vê-se normalmente pelo tipo de letra:
Os melhores...
Z - T - D
Os piorzinhos....
K - L - e todos aqueles que nem sequer têm letra mas só um número....estilo 1103...
Como nós tivemos SORTE vamos num belo de um L : -0 (ohhh goodddd......!!)
Vai ser uma viagem de cerca de 12 horas, com partida às 17.30 de segunda-feira e chegada às 05.30??06.30do dia seguinte (outra incógnita, mas por volta dessa hora - aqui a informação não abunda...)
Havia bilhetes para um comboio mais rápido, que demorava cerca de 7 horas, mas como nós nos armámos em finos e não quisemos ir 7 horas EM PÉ, preferimos ir sentados num assento DURO durante mais 5 horas.
Aqui pode-se escolher o bilhete desde:
-EM PÉ
-ASSENTO DURO
-ASSENTO MACIO
-CAMA DURA - compartimentos abertos com 2 beliches de 3 camas (alguns comboios)
-CAMA MACIA - compartimentos fechados com 2 beliches de 2 camas (alguns comboios)
- CONFORTO - compartimentos fechados apenas com 2 camas, wc - um verdadeiro luxo (poucos comboios)
- No comboio
Em viagens de longa distância - como as que vamos fazer :@ - em que há lugares de pé, em alturas de feriados é uma verdadeira loucura ver os comboios apinhados de gente que correm para conseguir um lugar em pé melhorzinho. O que isto significa? Que há pessoas que até ficam debaixo dos assentos das outras pessoas para conseguirem descansar, as casas de banho são ocupadas e conseguirmos um espaço até para respirar pode-se tornar uma tarefa difícil.
Imaginem isto agora com a particularidade de que cerca de 90% do homem chinês fuma...
As refeições também são algo peculiar, toca a colocar cascas de frutos, pevides, no chão, beatas no chão, ossos no chão...enfim....é mesmo comer e deitar fora;)
Deixem-me voltar agora um pouco atrás...as casas de banho em alturas caóticas ficam ocupadas....humm......portanto..."Há estudos feitos que revelam que nos feriados a compra de fraldas tem um aumento significativo"...:-!

- O regresso
Aqui não se compram bilhetes de ida e volta. Temos de ir até ao nosso destino e aí, quando chegarmos vamos LOGO tentar comprar os bilhetes de regresso. Vai ser a aventura parte II. Se assim não fosse, talvez não tivesse tanta piada...ou talvez não!;)
(Que ocidental é esta que é muito fina!!;)))

6 comentários:
ah pois é... comboio L, tira fotos
Surreal!
Será que vais conseguir o bilhete de volta? :))) Aguardo!
我们观看您! 是仔细的小女孩!
A pide amarela levou a little miss bershka!
Oh babe!!!;) Prometo que hoje a PideAmarela vai ter as "provas do crime"!eheheh*
Enviar um comentário