14/09/2008

中秋节快乐!



Reza a lenda que há muito, muito tempo atrás havia 10 sóis na terra.

Os 10 sóis, como devem calcular, só faziam estragos na terra, ou seja, queimavam todas as plantas, os lagos e rios secavam, as pessoas estavam a morrer, enfim, uma verdadeira catástrofe até que 后羿 Hou Yi, um hábil arqueiro conseguiu com as suas flechas matar 9 dos 10 sóis.




Toda a gente ficou contente, inclusivé a Rainha do Céu que, para recompensar Hou Yi da sua façanha deu-lhe um elixir da imortalidade. No entanto, como Hou Yi gostava muito da sua mulher Chang'e ele decidiu ficar por mais algum tempo na terra e pediu a Chang'e que lhe guardasse o elixir.
(Tenho de advertir de que como qualquer boa lenda chinesa, há um sem número de variantes para a história!:) )
Hou Yi tornou-se numa espécie de governador, mentor da sua terra. Numa das suas caminhadas com os seus alunos, um deles Feng Meng, disse que estava indisposto e não quis ir na viagem espiritual (mentiroso, aiai!!). Qual seria o plano dele??....
Pois é!

O sacana quis roubar o elixir e tornar-se imortal, tendo-se dirigido para casa do arqueiro e começou numa luta com Chang'e para se apoderar do frasco, Chang'e ao aperceber-se do perigo não teve outra alternativa que não a de beber ela mesma o elixir.

Em resultado disso, tornou-se imortal e começou a voar cada vez mais alto até chegar....à Lua!



O coelho de Jade

Uma vez 3 imortais que viviam no céu vieram à terra e pediram a um macaco, a uma raposa e a um coelho que lhes arranjassem qualquer coisa para comer.

O macaco e a raposa encontraram comida para os imortais, mas o coelho não.

Como o coelho ficou cheio de vergonha por não ter nada para lhes dar, sacrificou-se a ele mesmo e saltou para o lume para que o comessem.
Os imortais sensibilizados com o sacrifício do coelho baptizaram-no de: Coelho de Jade e deixaram-no viver no palácio de Chang'e, na Lua.

Pois bem, estas duas histórias têm um propósito uma vez que hoje, de acordo com o calendário chinês é o dia da Festa Lunar.

Hoje à noite as famílias reúnem-se e come-se o tradicional "bolo da lua" (errrr..........pois!). Desde início da semana troca-se entre familiares e amigos estes bolos que podem ter vários recheios, desde chá verde, frutos secos, ovo, carne assada??, feijão, etc,etc....mais uma vez aqui a oferta é muita e variada.

Uma curiosidade: ao que parece o bolo não só não é muito apreciado pelos estrangeiros (sabor deveras maçudo e imperceptível) como também pelos próprios chineses!!! eheheheh!

É engraçado ver as caras das pessoas quando lhes entregam os bolos (inclusivé a minha), para a estrangeirada torna-se uma espécie de jogada estratégica conseguir evitar um sem-número de pessoas de forma a que não sejamos contemplados com (muitos) bolos. É sempre daquelas situações em que: Errr.....pois, muito obrigada fico muito contente! (E agora, o que faço com isto?!)





~~~Este dia tem no entanto, algo de romântico, pois hoje à noite vai estar toda a gente a olhar para a lua enquanto come o bolo lunar. ~~~


Uma Festa da Lua feliz para todos!



5 comentários:

SURREAL disse...

Olha lá! Não tens mais "migas" para comentar as tuas escritas? :)))))

SURREAL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SURREAL disse...

ou seja : 您没有评论更多的朋友有用的细节您美妙地有趣和全文?

Unknown disse...

Alô ex-pneuma,

Come muitos bolinhos surpresa, feliz festa da lua

bi

SURREAL disse...

如果您想要肥胖和病,吃那些蛋糕!