19/09/2008

As melhoras!

Pois é, após um breve período de ausência, eis que a PideAmarela volta ao ataque!

(Lá diz o ditado: vaso ruim não quebra...:))



Digamos que o estrangeiro que tenha o desafortúnio de ficar doente aqui na China vê-se grego....err.....chinês:S para tentar explicar quais são as suas maleitas.



Por exemplo, em todos os hospitais chineses é sempre feito um sem número de perguntas para se tentar saber o que se tem. Agora, quando as perguntas são feitas em chinês, das duas uma: ou se vai com um amigo chinês ao hospital ou mais vale ficar em casa.

E aqui normalmente rodeia-se a coisa até se dizer o que a pessoa realmente tem. A justificação é que é uma salvaguarda para os médicos pois muitas vezes podem não ter a certeza do que seja e evitam dizer para não cometerem nenhum erro, mas para todo o estrangeiro que quer logo saber o que tem, isto torna-se de certa maneira frustrante!

O sistema de saúde tem no entanto, algumas vantagens, como é o facto de se fazer os exames que sejam necessários e de se ter o resultado na altura.

Ganha-se num lado, mas também se perde em outros pois, todos os exames têm de ser pagos logo na altura e a medicação só é dada se o doente disser que tem dinheiro para pagar. Imaginem isto com quase 40º de febre e ter de responder a perguntas como: - Tens seguro? Quem vai pagar os medicamentos? Isto é muito caro não deves ter dinheiro para pagar!

Aiiiisss!! Sim, eu posso pagar dêem-me é os medicamentos!!:)



O facto de ser estrangeira num hospital chinês também tem o seu Q de curioso pois toda a gente quer saber o que tens, que exames estás a fazer, de onde és, quanto ganhas, o que estás a fazer na China...:)

Uma outra vantagem é que também temos um tratamento diferenciado, pois em vez de ir para uma sala normal com mais doentes, tive direito a uma sala privada só para mim (estrangeira!!:)) .

Sem comentários: