10/09/2008

Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?














Esta é uma daquelas questões que tem dividido a humanidade desde sempre...muitos dizem que foi o ovo, pois sem ovo não poderia haver uma galinha e, por outro lado, sem uma galinha (e um galo à mistura) também não poderia haver nenhum ovo.
A resposta certa eu sinceramente não sei qual será, mas até ponho o meu dinheiro no galo...;)

No entanto, o tema de hoje tem a razão de ser por um motivo muito simples.
Aqui na China, isso pura e simplesmente é um pormenor pouco relevante.
A questão que se coloca é: "Espelho meu, espelho meu, haverá um ovo mais bonito do que..."

O Ovo dos Mil Anos!













Pois bem esta é uma iguaria para muitos chineses, e um prato que existe em quase todos os restaurantes (!!!).

Tradicionalmente o ovo era metido dentro de terra barrosa, com farda e estrume à mistura, e por alí ficava durante algumas semanas, meses, consoante a especificidade de ovo que se queria alcançar.

Eu tenho de confessar que ainda nao me habilitei a experimentar tal delícia, e o facto de os próprios chineses dizerem que nao se pode comer mais do que um por semana, também não ajuda à experiência...:!

Quem pensa que aqui uma simples ida ao supermercado para comprar um bem dito essencial para a maioria dos portugueses como é o ovo, seria relativamente fácil, desengane-se pois aqui a oferta não só é muita como variada.

Eles há-los de todas as cores e feitos, de todas as formas e sabores e para quase todas as ocasiões.
Normalmente as tonalidades vão desde o branco quase transparente, passando pelo amarelo,
verde, laranja, castanho até ao preto.
Podem estar inteiros, como sem casca, preservados, ou dentro de alguns "molhos" especiais.
Mas a minha parte preferida ainda consegue ser o facto de que aqui, não se compra os ovos à unidade mas sim ao quilo: "Olhe, eu queria 200 gramas de ovos, se faz favor"...












2 comentários:

SURREAL disse...

DJIZAS x-lil-r :))
sou tua fã!

Unknown disse...

Só faltam mesmo os belos ovos moles...

É só eles descobrirem !!!